terça-feira, 17 de janeiro de 2017

PADRE JOÃO BATISTA SILVA DE MENDONÇA




Nasceu na cidade de Carnaubais/RN. Mal aprendeu as primeiras letras na terra natal, acompanhou a família que resolvera morar em Assu, em 1966. Nessa cidade fez o Ensino Fundamental, em convivência diária com familiares. Diferente, porém, veio acontecer com o estudo do Ensino Médio. Já rapaz, tocado pela força sacerdotal, que lhe despertara a família de Seu Luiz Varela de Mendonça e a Paróquia de Assu de Pe. Francisco Canindé dos Santos, decidiu experimentar aquela vida comunitária nova que alguns jovens buscaram viver no Centro Vocacional, com o objetivo de serem padres.
João Batista, juntamente com mais nove companheiros seminaristas, era mais uma esperança para o Clero da Diocese de Mossoró. No Centro Vocacional, o jovem adquiriu o estudo e a formação necessária para continuar a caminhada rumo ao sacerdócio.
Assim é que, em 1980, foi cursar Filosofia e Teologia no Seminário Regional do Nordeste, em Recife – PE, concluindo os cursos em 1985. Preparado para o Ministério Sacerdotal, no estudo e na espiritualidade, retornou à Diocese de Mossoró, para o cumprimento do estágio. Estagiou na Paróquia de Portalegre – RN, em 1986.
Com a renúncia do Pe. José do Vale da reitoria do Seminário, 1986, e com a falta de um padre para assumir o cargo, o bispo convocou o estagiário João Batista para acompanhar os seminaristas na vida comunitária do Santa Terezinha. Respondia oficialmente pelo Seminário o próprio bispo. Mas foi de grande valia a contribuição do estagiário na formação dos seminaristas.
Aprovado nos estágios, João Batista é chamado à Ordenação Sacerdotal pelo bispo diocesano, Dom José Freire. Escolheu a terra natal para a cerimônia do ato sacramental, que se realizou no dia 07 de junho de 1987.
Não pôde ser profeta na sua terra. O Bispo o nomeou Vigário Paroquial da Paróquia de Marcelino Vieira, em março de 1988. O seu ministério sacerdotal se estendeu também pelas Paróquias de Alexandria e Luiz Gomes, as quais abrangem, respectivamente, os municípios de Tenente Ananias e José da Penha.
No dia 04 de fevereiro de 2007, tomou posse, como administrador da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Umarizal/RN, onde permanece pastoreando os fiéis das cidades de Umarizal e Olho D´água do Borges até os dias atuais.
FONTE - BLOG DA PARÓQUIA DE UMARIZAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
AMO A DEUS SOBRE TODAS ÁS COISS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO MO A MIM MESMO. AMO AOS MEUS FILHOS E NETOS; AMO A MINHA QUERIDA E AMADA TERRA

CAPELAS